quinta-feira, 22 de setembro de 2011

No Dia Mundial Sem Carro, ex-BBB pega ônibus após quase 10 anos


Vencedora da última edição do programa, Maria mora na Zona Sul de SP.
Ela demorou 25 minutos para chegar a shopping usando transporte público.

Maria desce do ônibus em frente a shopping na Zona Oeste de SP (Foto: Luciana Bonadio/G1)

Maria desce do ônibus em frente a shopping na Zona Oeste de SP (Foto: Luciana Bonadio/G1)

A vencedora da última edição do Big Brother Brasil, Maria Melilo, de 27 anos, não andava de transporte coletivo em São Paulo desde os 18 anos, quando trocou os ônibus, trem e metrô pelo automóvel. Mas no Dia Mundial Sem Carro, que acontece nesta quinta-feira (22), ela embarcou em um ônibus para ir de Moema, na Zona Sul de São Paulo, onde mora, até o Shopping Iguatemi, na Zona Oeste da capital paulista. “Eu adorei, foi super rápido”, disse, depois de demorar 25 minutos para realizar o trajeto.
Maria disse que, antes dos 18 anos, utilizou muito o transporte coletivo. Ela morava em Santo André, no ABC, e trabalhava em feiras no Anhembi, na Zona Norte de São Paulo. “Eu andava muito, voltando das feiras que eu fazia. Eu lembro que eu pegava o trem bem cheio. Eu sofria, porque sempre tinha um engraçadinho”, recordou a ex-BBB, que ganhou um prêmio de R$ 1,5 milhão após ganhar o programa.


Maria sentada em banco de ônibus (Foto: Luciana Bonadio/G1)
Ex-BBB Maria sentada em banco de ônibus (Foto: Luciana Bonadio/G1)


Ela embarcou por volta das 13h50, de um ponto de ônibus na Avenida Juriti, na linha 875C-10 (Terminal Lapa/Metrô Santa Cruz). Na catraca, perguntou ao cobrador quanto custava a passagem. Questionada pela reportagem do G1 se tinha ideia do preço da tarifa (hoje em R$ 3), ela chutou: “Uns quatro e pouco?”. Depois de passar pela catraca, sentou em um banco e conversou com o cobrador Lenivaldo Novaes, de 33 anos. Ele disse nunca ter visto uma celebridade embarcando em seu ônibus. “É a primeira vez.”
A ex-BBB falou sobre o corredor de ônibus da Avenida Santo Amaro. “Esses corredores ajudam bastante”, disse. “Eu acho que, às vezes, o ônibus é uma boa opção até para se locomover mais rápido”, opinou. Ela também disse que atitudes como essa são importantes para diminuir a poluição na cidade. “Se é para poluir menos a cidade, as pessoas têm que colaborar”, acrescentou Maria.
A jovem disse que já chegou atrasada a compromissos por causa do trânsito. “Eu falo que São Paulo é maravilhosa, mas o trânsito é bem complicado, principalmente no horário de rush. Eu acho ótimo as pessoas saberem que tem outras opções [de transporte].”
Maria chegou ao shopping às 14h15. Ela tinha um horário marcado com o cabeleireiro Wanderley Nunes, do Studio W. “Acho que se eu viesse de carro, ia demorar mais. Adorei. Vou andar mais de ônibus”, comentou ao fim da viagem.


Maria não andava de ônibus desde os 18 anos (Foto: Luciana Bonadio/G1)
Maria não andava de ônibus desde os 18 anos (Foto: Luciana Bonadio/G1)

FONTE: G1